Gelic celebra aniversário com evento gratuito de cinema e literatura em santarém

O Grupo de Estudos de Literatura e Cinema (Gelic) da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) marca seu quinto aniversário com uma programação especial, intitulada “Gelic 5 – Extensão e Pesquisa em Literatura e Cinema na Amazônia”. O evento, aberto ao público e à comunidade acadêmica, será realizado nesta quarta (26), quinta (27) e sexta (28), no Auditório Wilson Fonseca da Unidade Rondon, em Santarém.

A iniciativa visa promover a socialização das produções científicas e ações de extensão realizadas pelo grupo desde sua fundação, reforçando o compromisso com a integração entre pesquisa, ensino e a comunidade. O objetivo central é celebrar o Gelic como um espaço de crítica, diálogo e formação nos campos da literatura e do cinema ao longo desses cinco anos.

Um dos destaques da programação é uma mesa-redonda onde estudantes apresentarão resultados de pesquisas em andamento sobre literatura, cinema e cultura, com ênfase em abordagens interdisciplinares que se baseiam nos Estudos Culturais e na Literatura Comparada.

Além da dimensão acadêmica, o evento também dará espaço para a exibição das ações de extensão desenvolvidas pelo Gelic. Entre elas, está prevista uma sessão de cinedebate sobre o filme “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos” (1988), dirigido por Pedro Almodóvar. Também será oferecida a oficina “Explorando planos e ângulos cinematográficos através da colagem”, que busca explorar a linguagem do cinema através de uma abordagem prática e criativa.

Para a realização da oficina de colagem, o Gelic promoveu uma campanha de arrecadação de jornais, livros e revistas, com um ponto de coleta montado próximo à entrada do Iced.

A programação completa inclui:

26/11 – Mesa-redonda: Pesquisa em Literatura, Cinema e outras artes, das 8h30 às 11h30, no Auditório Wilson Fonseca.
27/11 – Cineclube: exibição de “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos” (1988), das 8h30 às 11h30, no Auditório Wilson Fonseca.
28/11 – Oficina: “Explorando planos e ângulos cinematográficos através da colagem”, das 8h30 às 12h, na Sala H105 da Unidade Rondon. A oficina tem carga horária de 10 horas e oferece certificado de participação.

“A celebração dos cinco anos do Gelic visa não apenas revisitar a trajetória do grupo, mas também projetar novas perspectivas de pesquisa e diálogo com a sociedade, reforçando o papel da Ufopa como agente de formação crítica e cultural na Amazônia”, ressaltou o professor Elder Tanaka, membro do Gelic, enfatizando o impacto social e intelectual do grupo, valorizando a articulação entre as artes, a educação e os debates contemporâneos sobre cultura e identidade.

Fonte: g1.globo.com

Deixe uma resposta